Home > Localização dos Portos
O Brasil é o maior e mais populoso país da América Latina e o quinto maior em área e população do mundo. Localiza-se na parte central e nordeste da América do Sul. Suas fronteiras ao Norte são com a Venezuela, a Guiana, o Suriname e com a Guiana Francesa; tem, Leste e Sudeste no Oceano Atlântico. Ao Sul, faz fronteira com o Uruguai; a Sudoeste, com a Argentina e o Paraguai; a Oeste, com a Bolívia e o Peru, e a Noroeste, com a Colômbia.

A ligação entre os 27 estados brasileiros e relação do Brasil com outros países ocorre através de corpos de água como Oceano, rios, lagos e lagoas. Formando dez mil km de hidrovias operando em escala comercial por meio de 35 portos marítimos e de 104 portos fluviais.
O Rio Grande do Sul ocupa uma posição estratégica no sistema hidroviário. Mantém uma rede de rios e lagos que saem dos diversos municípios em direção à Lagoa dos Patos – uma das maiores lagunas do mundo com 265 km de extensão - que se liga ao Oceano Atlântico no município de Rio Grande. Esses caminhos naturais formam 930 quilômetros de hidrovias do RS, equipadas com um porto marítimo, dois portos fluviais e quatro portos interiores.

A SPH administra os portos fluviais de Porto Alegre, Pelotas e o porto interior de Cachoeira do Sul.

Porto Alegre – localizado à margem esquerda do lago Guaíba, zona noroeste de Porto Alegre, situa-se a 315 Km do porto de Rio Grande.

Pelotas – instalado à margem esquerda do Canal São Gonçalo, mantém 55 Km de distância de Rio Grande e 278 Km da Capital do Estado.

Cachoeira do Sul- localizado à margem esquerda do Rio Jacuí, está a 227 Km de Porto Alegre.



SUPERINTENDENCIA DE PORTOS E HIDROVIAS

Av. Mauá, 1050 - Centro
Porto Alegre - RS
CEP 90010-110
Fone: 51 3288 9200 / 3288 9208 - Fax 51 3288 9220