Home > Notícias
28 de janeiro – dia do Portuário*
27/01/2014 17:56:50

O dia do Portuário é festejado em alusão à abertura dos portos brasileiros ao comércio exterior, em 28 de janeiro de 1808, por conta da assinatura da Carta Régia. As atividades portuárias são compreendidas basicamente em preparar cargas e descargas de mercadorias em navios, aeronaves, caminhões e vagões, entregar e coletar encomendas e manusear cargas especiais, e também operar equipamentos de carga e descarga. Atualmente, a atividade dos trabalhadores portuários está regulamentada pela lei Nº 12.815, de 5 junho de 2013.  

Todos os servidores da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) são considerados trabalhadores portuários. A SPH atua nas cidades de Porto Alegre, Pelotas, Triunfo e Cachoeira do Sul. Ao todo a instituição possui 208 funcionários que contemplam as mais variadas funções. Do setor de engenharia à equipe de embarcados que navega nas hidrovias fazendo manutenção nos sinalizadores, o sentimento é unânime em todos – o orgulho de ser portuário.

Nos 750 quilômetros de hidrovias mantidas pela SPH transitaram quase seis milhões de toneladas de mercadorias. Diversas embarcações – gigantes ou pequenas – atravessaram fronteiras silenciosamente, longe do agito das grandes cidades. Estas cargas evitaram o transito de mais de 200 mil carretas nas estradas gaúchas, e aliviaram em muitos quilômetros o transito rodoviário gaúcho.

Mas para estes navios percorrerem as hidrovias são necessárias manutenções. As dragagens são essenciais para manter os calados navegáveis. Para dragar, servidores passam semanas abrindo canais na Lagoa dos Patos, por exemplo. Ficam em alojamentos atracados. Trabalham de dia, e a noite, prestigiam o banquete de estrelas que a Lagoa oferece. Do operador da draga ao cozinheiro da embarcação – todos são portuários.

Nos portos de Porto Alegre e Pelotas há um conjunto de servidores que mantém a administração, a contabilidade, e os serviços gerais das dependências portuárias. Mas trabalhadores como o fiel de armazém, conferente de balança, guindasteiros e estivadores foram determinantes para que o porto do Cais Navegantes batesse o recorde de movimentação de cargas - mais de um milhão de toneladas em 2013.

O Dia do Portuário é uma data especial para todos da SPH. É um dia para se comemorar o trabalho dedicado, que cada vez mais adquire responsabilidade e protagonismo com o crescimento do Rio Grande do Sul. Que o Dia do Portuário seja de gratidão a todos estes servidores portuários, mas que também seja um dia em que o povo gaúcho possa refletir e se conscientizar da relevância e potencialidade dos portos e hidrovias para todo Estado.

* Arlindo Bonete – diretor superintendente da SPH

 



SUPERINTENDENCIA DE PORTOS E HIDROVIAS

Av. Mauá, 1050 - Centro
Porto Alegre - RS
CEP 90010-110
Fone: 51 3288 9200 / 3288 9208 - Fax 51 3288 9220